sábado, 29 de novembro de 2008

O sonho de Jacó (Gênesis 28.12)


Introdução
Às vezes, em nossa caminhada, nos pegamos cansados, pensando em desistir. O desânimo diante das situações difíceis é algo bastante humano. E algumas vezes ele acontece porque nós mesmos, não conduzindo bem o rumo de nossas vidas, nos metemos em situações problemáticas, para as quais achamos difícil encontrar a saída. Mas Deus pode transformar nossa vida. Ele deseja isso e está disposto a agir por nós. Assim aconteceu com Jacó. Desde o seu nascimento, Jacó era uma daquelas pessoas por quem não damos nada. Ao sair do ventre materno, ele segurava o calcanhar do irmão, razão pela qual o chamaram Jacó, que significa “trapaceiro” (Gn 25.26). Toda sua vida foi baseada no engodo e no “levar vantagem”. Foi assim que ele trocou com o irmão uma sopa de lentilhas pelo direito de ser o filho mais velho (Gn 25.34) e, portanto, receber a herança. Também foi assim que ele enganou o pai para obter a bênção (Gn 27.35). Por causa disso, seu irmão o jurou de morte e foi assim que Jacó fugiu de casa, indo parar neste lugar onde lemos que dormiu e teve um sonho. Neste sonho, Deus lhe fez promessas, ainda que Jacó fosse uma pessoa cujo caráter mostrava claramente a necessidade de transformação. Isso mostra o grande amor de Deus pelo ser humano. Ele nos amou, sendo nós ainda pecadores, destituídos da experiência da santificação e da conversão (1Jo 4). Jacó teve um sonho especial num momento muito difícil de sua vida, mas seu sonho nos inspira a confiar em Deus, mesmo quando pecamos e nos sentimos fora de sua graça. O chamado de Deus é para algo novo e transformador para cada um de nós...

Uma pedra por travesseiro (v.11)
Jacó era um fugitivo. Andando meio que sem rumo, ele pára para descansar. Não há nada com que se arranjar e ele toma uma pedra para fazê-la de travesseiro... Que dureza! Imagino que ele não esperava ter uma noite agradável de descanso, deitado em algo tão duro e impróprio! Talvez ele tenha ficado olhando para o céu, pensando em como colocar a vida em ordem... A insônia é um grave problema para muitas pessoas quando passam por dificuldades. É difícil ter um sono tranqüilo quando tudo parece estar errado ao nosso redor. Mesmo o travesseiro mais fofo parece duro como pedra! Não é aconchegante, nem reconfortante. Acordamos sentindo todo o corpo doer e passamos um dia difícil. Talvez fosse isso o que Jacó esperava que fosse lhe acontecer...
O que tem tirado seu sono hoje? O que tem prejudicado suas noites de descanso? Talvez você se sinta tão encrencado na vida quanto Jacó e pense que só tem pedras para dormir, que sua cama jamais será fofa e agradável... Talvez você se deite antecipando os pesadelos e tenha esquecido como é bom ter um sonho agradável. Mas Deus está com você no seu caminho, mesmo que você pense que não. Deus tem um sonho para você sonhar!

Dormindo, sonhou e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava o céu (v.12)
Mesmo tendo uma pedra por travesseiro, Jacó dormiu e sonhou. Não era um pesadelo, mas um sonho: algo bom e agradável. O sonho é uma das formas de manifestação de Deus que a Bíblia nos apresenta. De vez em quando, um sonho mudou o rumo da história do povo de Deus (veja a história de José, por exemplo!). Neste sonho, Jacó vê uma escada. Não parece nada de mais a princípio. Sonhar com uma escada. Mas há algo a mais nesta escada... Se não, vejamos: ela está posta na terra – o fato de “estar posta” significa que alguém a colocou lá. Isso designa vontade, propósito. A escada não está ali por acaso, mas foi posta. Posta na terra – essa frase indica a origem da escada, ela vem do alto e está posta na terra. E seu topo toca o céu – há poucos capítulos antes o livro de Gênesis nos conta de uma tentativa humana de chegar ao céu cujo final foi uma grande tragédia: a torre de Babel. Quando os homens quiseram chegar ao céu, eles fracassaram! Mas no sonho de Jacó, uma escada é posta na terra e sua altura alcança o céu. Sempre me deslumbro pensando nisso: não se diz onde é que a escada está apoiada. Não se fala de um andaime ou estrutura que a sustente. E ela é muito alta para chegar ao alto...
Este sonho nos fala dos impossíveis de Deus que se tornam acessíveis a nós. Onde não havia apoio, Deus põe uma escada. Existem situações que se apresentam sem saída, estamos no fundo do poço, como Jacó estava e ali, no fundo do poço, Deus põe uma escada sem o auxílio de mãos humanas! Que feito extraordinário!
Mas é preciso sonhar para ver a escada que Deus põe. O pessimismo de muita gente impede que essas pessoas vejam as saídas que Deus oferece para elas ao longo de suas vidas. Elas estão concentradas na dureza dos seus travesseiros, enquanto o Senhor nos fala para sonhar. Essa é uma das promessas contidas no derramamento do Espírito Santo: a capacidade de sonhar (Joel 2).
Existe uma saída vinda do alto para nossas vidas. A escada é alta, mas é viável. Prova disso é que os anjos sobem e descem por ela, mostrando a Jacó que é possível subir por ela em segurança. Os anjos estão ali como que para encorajar Jacó em sua própria subida. São guardiões dessa escada e do próprio Jacó. A palavra “anjo” significa “mensageiro”: o recado de Deus para Jacó e para nós é esse: Suba! O que eu tenho para você é um lugar acima desse em que você está! A saída é viável, é divina, é de confiança!

E o Senhor estava ao lado (v.13)
Na minha Bíblia, a expressão aparece assim: “o Senhor estava ao lado”. Não diz se ele estava ao lado da escada ou ao lado de Jacó. Outras traduções dizem que o Senhor estava no topo da escada... Todas essas expressões significam, porém, uma só e a mesma coisa: Deus estava por perto. Ele não manda o socorro, ele vem junto com ele! Deus não mandou a escada, mas veio com ela! A companhia direta de Deus é sua promessa constante ao seu povo: estarei contigo! E ao estar ao lado, Deus fala a Jacó que ele não era um desconhecido: “eu sou o Deus de teu pai, Abraão, e de Isaque”. Enfim, eu sou o Deus de sua família, o Deus da sua casa, o Deus de quem você sempre ouviu falar. As pessoas vivem os dias de hoje em busca de muitas novidades. Mas o Senhor, embora nos dê novidade de vida, quer nos falar daquilo que também já conhecemos. Ele quer nos mostrar que já faz parte de nossa história... Assim, Jacó é relembrado de que a presença de Deus já estava em sua família antes mesmo de ele nascer!

Não te deixarei, até que cumpra o que tenho falado... (v.15)
Deus tem um propósito para cada um de nós e este propósito é nossa salvação, nosso bem-estar, nossa santificação. Ele nos chamou para isso e nos criou para boas obras (Ef. 2.10). Portanto, Deus não desiste de nós durante todo o tempo de nossa vida. Havia muito o que fazer no caráter de Jacó. Ele passou por muitas coisas para aprender a honestidade e a retidão. Ele teve de fazer todo um caminho de volta. Mas Deus prometeu que estaria com ele. Às vezes pensamos que ser abençoado é ser liberto dos problemas de modo instantâneo, mas para ser um vencedor é preciso, efetivamente, vencer os obstáculos. Deus quer moldar nosso caráter, por isso ele nos faz ir por todo o caminho que sabe ser necessário. Mas ele promete estar conosco ao longo do percurso. Foi o que aconteceu com Jacó. Ele peregrinou em terras estrangeiras, passou por muitas situações, constituiu sua família. E no momento certo, Deus o trouxe de volta ao mesmo lugar de onde tinha saído, mas sob uma nova condição, com um novo caráter, uma vida amadurecida e transformada.

E Jacó fez um voto (v.20)
Jacó, despertando de seu sono, percebeu que o lugar onde estava era a casa de Deus! Ele ficou assustado com essa descoberta e disse: “Deus estava aqui e eu não sabia”. Pode ser que em nossas dificuldades, muitas vezes digamos algo similar: “Deus não me ouve”, “Parece que Deus me abandonou”, “Eu me sinto só”... Mas esses sentimentos são humanos e, portanto, enganosos. Deus nunca nos deixa, nem nos abandona. Nós é que não sabemos que ele está ali! Era o lugar onde Jacó estava, portanto, era ali que Deus estava também. Não importa onde você esteja, tenha certeza de que Deus também estará ali. Ele mora onde você mora e anda por onde você anda. Ele permanece com você a todo o tempo.
Deus deu a Jacó um sonho, mas era tempo de despertar e seguir adiante, desta vez com a confiança da companhia divina. O travesseiro da fuga desesperada se transformou em altar. Somos convidados a fazer como Jacó e transformar o nosso problema em altar para a ação de Deus. O travesseiro, símbolo da noite maldormida de sua vida, pode se transformar num marco para sinalizar o momento em que Deus lhe deu um sonho para sonhar e viver. Jacó chamou àquele lugar Betel, casa de Deus, porta do céu. E ele fez um voto de que, se Deus fosse com ele, e o preservasse no caminho e o fizesse voltar, ele também seria fiel ao Senhor.

Conclusão
Depois de vários anos, Deus trouxe Jacó de volta à sua casa. Mas antes de entrar em sua terra, Jacó precisou atravessar um ribeiro. Ali, ele lutou com um anjo a noite toda. Pela manhã, ele disse ao anjo: “Eu não deixarei você ir se não me abençoar”. E o anjo mudou o nome de Jacó, o trapaceiro, para Israel, príncipe de Deus. Quando Deus trouxer a mim e a você ao lugar que ele tem para nós, ele também nos dará um novo nome, um novo caráter. Essa promessa está no livro de Apocalipse. Mas para isso temos de ser transformados, como Jacó foi. Ele pediu perdão a Esaú e reconciliou-se com sua família. Deus faz uma transformação completa no caráter de Jacó, preparando-o para viver à altura do novo nome recebido.
Deus quer fazer o mesmo por nós. Ele nos assiste em nossas tribulações. Ele sabe a dureza do nosso travesseiro. Ele nos dá um sonho para sonhar. Ele nos mostra uma saída do alto. Ele promete estar conosco durante todo o tempo. E ele nos traz de volta num novo patamar de vida, de espiritualidade e de salvação. Como fez com Jacó, Deus quer fazer conosco. Nossa parte é entrar em aliança com ele, como Jacó fez. O resto é com o Senhor. Nossa fidelidade será recompensada com uma vida abençoada, na qual as batalhas poderão ser vencidas com o vigor de uma fé que conhece o Deus verdadeiro. Sonhe e viva os sonhos que Deus tem para você. Transforme as pedras de sua vida em altar ao Senhor. Suba a escada que Deus põe para você e veja os anjos a seu redor. A vida pode ser uma grande bênção, se tão somente permitirmos que o Senhor cumpra em nós seus planos supremos.

9 comentários:

  1. muito bom !!!!
    vou pregar hj e vou filmar esta mensagem será meu sexto dvd de msgem, e creio que este virá para coroar esta fase de minha vida! obrigado Hideide Brito, se um dia nos encontramos aki na terra lhe darei este dvd com esta msgm, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Pastora.
    Que palavra linda!! Que Deus possa derramar esse dom sobre mim tb.

    Fica na paz.
    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Pzda sra
    entrei por acaso e gostei demais !
    Obridado

    Humberto Tockus
    Eilat Israel

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz

    Bom dia Pastora, que Deus continue a usá-la cada vez mais,que a luz de Deus que brilha em ti,brilhe muito.Deus é contigo.O dia que hoje se encontra parcialmente nublado, com certeza para mim o sol brilhou e brilhou.Deixe Deus constantemente usá-la.Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pastora

    Que a luz de Deus que brilha em ti, brilhe cada vez mais,Deus é contigo,continue sendo usada por Deus,para que possamos caminhar com muito animo,deixe Deus usá-la sempre para nos trazer palavras que geram vida abundante.Que Deus a abençoe.Com certeza o dia na minha cidade que hoje está parcialmente nublado, para mim o sol brilhou e brilhou.

    ResponderExcluir
  6. A paz de Cristo minha querida irmã.
    Fui escalado para ministrar a palavra e confesso, não sabia o que dizer a igreja do Senhor. Orei e pedi que Deus me iluminasse e ao ligar meu PC, encontrei essa linda e poderosa mensagem. Que Deus continue te abençoando ricamente assim pastora. Um forte abraço deste humilde irmão. Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Por um acaso, passeando pela internet encontrei seu blog.
    Parabéns... pelas palavras e por ser esse instrumento de Luz na vida de pessoas...que como por acaso... entrei no blog e já recebi essa mensagem de fé e encorajamento em siituações difíceis da vida...
    Que Deus abençõe você, e cada leitor que visita seu blog!
    Um grande abraço!
    Adriana Xavier

    ResponderExcluir
  8. linda mensagem, uma benção para todos nós.
    Que Deus continue te usando e abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  9. Que testo maravilhoso, entrei sem esperar oq ue encontraria.. e me deparo com tamanha beleza. Amei muito!

    ResponderExcluir

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...