quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Defesa do Mestrado em Janeiro...

Olá, amigos e amigas... Quero partilhar com vocês a proximidade de uma importante conquista (quer dizer, não fui aprovada ainda, mas isso é só um detalhe... rs...). A defesa da minha dissertação de mestrado será no dia 24 de janeiro de 2011, às 10 horas da manhã, em Juiz de Fora. Compõem a banca a profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha e o prof. Dr. Paulo Figueira Leal. Minha orientadora é a profa. Dra. Iluska Coutinho. Orações, presença e chocolates são bem-vindos! Rs... Obrigada por partilhar comigo os diversos momentos desta caminhada, especialmente o Moisés e a Bete, que me hospedaram semanalmente por um ano e meio, durante os créditos... Nunca vou esquecer de vcs!
Um abraço a todos.
Hideide


Título: O telejornalismo na construção da identidade religiosa: Representações evangélicas no Jornal Nacional e Jornal da Record e sua recepção por fiéis metodistas e batistas

Resumo: O presente projeto pretende investigar de que modo a televisão, particularmente no telejornalismo, participa nos processos de construção das identidades evangélicas e de que maneira esta representação é percebida por grupos de batistas e metodistas, que residem numa cidade do interior de Minas Gerais (Cataguases). Assim, sua proposta é analisar de que maneira os evangélicos são representados no Jornal Nacional e no Jornal da Record e verificar como se dá a autopercepção dos grupos evangélicos frente a essa representação ou representações. A pergunta inicial é pela possibilidade de se estabelecer referenciais identitários nesses telejornais, pelo viés da alteridade (no caso do Jornal Nacional, da emissora Rede Globo, não vinculado institucionalmente a um grupo religioso específico) e pelo viés da identidade (no caso do Jornal da Record, vinculado à Igreja Universal do Reino de Deus por meio de seus acionistas). Um importante diferencial na pesquisa é o fato de realizar esta análise junto a pessoas vinculadas ao Protestantismo Histórico (batistas e metodistas), uma vez que a maioria dos estudos contemporâneos sobre mídia e religião contempla preferencialmente os chamados neopentecostais, com foco principal na Igreja Universal do Reino de Deus e similares.

A pesquisa se estruturará em três etapas distintas. Na primeira, uma revisão bibliográfica para aprofundar as temáticas relacionadas ao projeto, como televisão, telejornalismo, identidades dos grupos sociais, as relações entre televisão e audiência e entre televisão e religião; o telejornalismo, como gênero e a circulação de sentidos. Num segundo momento, analisaremos matérias dos dois telejornais pesquisados, a partir da Análise de Discurso Francesa. Num terceiro momento, será feito um estudo de recepção junto aos dois segmentos evangélicos (batistas e metodistas), por meio de grupos focais, buscando perceber a autorreferenciação dos metodistas e batistas frente às matérias exibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...