sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oração de João Wesley para o fim do dia (uma tentativa de tradução minha desde o espanhol)

Todo-poderoso e eterno Deus, soberano de todas as criaturas nos céus e na terra, reconhecemos que nosso ser e nosso bem-estar dependem de ti, fonte de toda a bondade. Nós não possuímos nada, exceto aquilo que recebemos de ti, pela abundância do teu amor e pelas riquezas de tua graça, bendito Redentor!
A ti sejam dadas, por nós e por todas as criaturas a quem tens dado a conhecer quão grande és, toda honra e todo louvor, todo amor e obediência, enquanto vivermos. É nosso dever e sagrado serviço que te demos graças, em todo o tempo e lugar, ó Senhor, e que devotadamente te entreguemos corpos e almas, para que possamos ser completamente governados e dirigidos de acordo com tua santa vontade.
Além disso, te pedimos que aumentes todos os bons desejos de nosso coração. Permite-nos viver sempre como tuas criaturas, como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Move-nos a amar tuas leis mais e mais, até que estejam escritas em nossos corações. Inclina nossa vontade a amá-las e honra-las como se delas dependessem a nossa vida.
Oh, que possamos entregar a ti nossas vidas, de todo o coração! Que possamos unir-nos a ti definitivamente, com o maior e mais completo amor aos teus mandamentos! Que possa habitar sempre em nós um forte e poderoso sentido do teu amor para conosco em Cristo Jesus, de maneira que nos constranja a agradar-te livre e voluntariamente, no constante exercício da justiça e da misericórdia, da temperança e da caridade, da mansidão e da paciência, da verdade e da fidelidade, junto com um espírito humilde, submisso e aprazível, que é o que deve adornar todos os seguidores de nosso Senhor e Mestre. Que seja sempre a alegria de nossos corações sermos justos, como tu és justo; ser misericordiosos como tu, nosso Pai Celestial, és misericordioso; ser santos, como tu, que nos tens amado, és santo; ser investidos de tua divina sabedoria e ser semelhantes a ti em fidelidade e verdade. Que o exemplo de nosso bendito Salvador seja sempre considerado por nós, para que possamos imitá-lo sempre alegremente com um comportamento santo e nos alegremos em fazer a tua vontade. Permite que esses desejos, que tu nos tens dado, nunca morram ou se enfraqueçam em nossos corações, mas se mantenham sempre vivos, sempre vigorosos e fortes, pela contínua inspiração do Espírito Santo.
Aceita, da mesma forma, nossa gratidão pelo misericordioso cuidado que tiveste por nós durante este dia. E nos entregamos a ti de novo nesta noite. Defende-nos de todos os poderes das trevas e desperta nossos espíritos, junto com nossos corpos, pela manhã, com um profundo reconhecimento de tua constante bondade; que nos anime, durante todo o dia, a fazer o bem sem desanimar.
E os mesmos favores que suplicamos para nós, desejamos para o restante da humanidade, especialmente para aqueles que levam o nome de Cristo. Oh, que cada um deles possa cumprir seus deveres com fidelidade. Que os governantes[1] sejam de um coração compassivo, como pais de seus países e seus governados[2] cumpram seus deveres e sejam obedientes a eles, como filhos. Que os pastores de tua igreja possam alimentar seu rebanho com verdadeira sabedoria e entendimento e que o povo se submeta a eles e siga seus bons conselhos. Que os ricos e poderosos tenham compaixão dos pobres e necessitados e que todos os aflitos possam bendizer os ricos e alegrar-se na prosperidade dos que estão sobre eles. Concede a esposos e esposas, a pais e filhos, a senhores e servos a graça de comportar-se comedidamente em suas diversas relações, para que sejam exemplo da doutrina de Jesus, nosso Salvador, e possam receber a coroa de glória. Em cujo santo nome e benditas palavras continuamos implorando tua graça e tua misericórdia sobre nós e para todo teu povo, em todas as partes do mundo, dizendo: “Pai nosso...”


[1] No original, “reis”.
[2] No original, “súditos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...