sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O SONHO DE DORCAS: RETALHOS DE ALEGRIA E SERVIÇO


Autoria: Revda. Hideide Brito Torres

(15 PERSONAGENS – UMA CAIXA DIVIDIDA POR DENTRO AO MEIO. DE UM LADO, COLOCAR UMA COLCHA DE RETALHOS. DO OUTRO LADO, O ESPAÇO FICA EM ABERTO PARA CADA PERSONAGEM DEPOSITAR SEU RETALHO, SEM QUE A COMUNIDADE VEJA O INTERIOR DA CAIXA E SE SURPREENDA AO VER A COLCHA PRONTA SENDO LEVANTADA. PROVIDENCIAR UMA COLCHA MUITO COLORIDA)

NARRADOR: Dorcas era uma costureira amorosa e dedicada. Todos os dias, ela fazia roupas para as crianças carentes, para as mães grávidas, para os bebês recém-nascidos, para os idosos da Igreja. (DORCAS ENTRA, SENTA-SE À MESA E VAI COSENDO ROUPAS, AJUSTANDO, ORGANIZANDO A MALINHA DE AGULHAS E LINHAS...) Com sua agulha e linha, Dorcas costurava não apenas roupas, mas também esperança e amor. Ela dedicava seu dom a Deus e servia a todas as pessoas que precisassem. Um dia, depois de muito costurar, Dorcas acabou dormindo sobre seus tecidos. E ela então, começou a sonhar... (DORCAS ADORMECE COM A CABEÇA E BRAÇOS SOBRE A MESA).

(SE QUISER, MÚSICA INSTRUMENTAL AO FUNDO)

NARRADOR: No sonho de Dorcas, mulheres de todos os tempos e lugares estavam costurando uma colcha de serviço e de amor. Cada uma delas trazia ao altar de Deus seus retalhos, os quais iam sendo depositados diante do Senhor. Pareciam pequenos e tão diferentes que não dava para imaginar o que iria dar para fazer com retalhos tão pequenos... As mulheres, porém os traziam com dedicação.

DÉBORA: Eu, Débora, entrego a ti, Senhor, o retalho da coragem, para liderar o povo nos momentos de dificuldade e orienta-lo para obedecer aos teus mandamentos (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

LIA: Eu, Lia, entrego a ti, Senhor, o retalho da maternidade, pois gerei a Jacó muitos filhos, que se tornaram os patriarcas da Nação de Israel. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

SARA: Eu, Sara, entrego a ti, Senhor, o retalho da maturidade, pois já era idosa quando tive um filho e sei que muitas vezes as mulheres idosas são desprezadas, mas sua sabedoria é fundamental para a tua obra no mundo. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

RUTE: Eu, Rute, entrego a ti, Senhor, o retalho da fidelidade, pois quando minha sogra estava desamparada, eu fiquei ao lado dela, para acompanha-la amorosamente em todas as situações. Esse meu exemplo é até hoje lembrado. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

MARIA: Eu, Maria de Nazaré, deposito neste altar o retalho da entrega. Dou a ti meu ventre, meu corpo, para acolher o menino que será o salvador do mundo! (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

JOANA: Eu, Joana, entrego a ti, Senhor, o retalho da mordomia, pois enquanto estavas aqui na terra, eu e outras mulheres te sustentamos com nossos bens para que pudesses pregar a palavra a todas as pessoas. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

MARIA: Eu, Maria, irmã de Lázaro, entrego a ti, Senhor, o retalho da humildade, pois lavei os teus pés com minhas lágrimas e os sequei com os meus cabelos. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

LÍDIA: Eu, Lídia entrego a ti, Senhor, o retalho da hospitalidade, porque quando Paulo chegou à minha cidade, eu o acolhi em minha casa para ouvir a mensagem. E transformei meu lar numa igreja, para propagar as boas novas. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

PRISCILA: Eu, Priscila, entrego a ti, Senhor, o retalho do ensino, porque quando Apolo se converteu, ele precisou de alguém para orientá-lo em tua palavra. E eu e meu esposo, Áquila, o ensinamos, levando-o a ser um mestre da palavra.

ANCIÃ: Eu, a Anciã, entrego a ti, Senhor, o retalho do testemunho, pois João, ao escrever suas cartas, as endereçou a mim falando de como minha vida era importante para que a comunidade conhecesse a Jesus. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

SUZANA WESLEY: Eu, Suzana Wesley, entrego a ti, Senhor, o retalho da vida familiar, pois procurei educar meus filhos e filhas nos teus caminhos, fazendo-os servos e servas fiéis, mesmo em tempos difíceis. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

MARTA WATTS: Eu, Marta Watts, entrego a ti, Senhor, o retalho da educação, pois vim como missionária, dos Estados Unidos ao Brasil. E por causa do meu trabalho, a Igreja Metodista no Brasil abriu escolas e possibilitou a muitas pessoas o acesso à leitura e ao conhecimento. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

MEMBRO DA SOCIEDADE DE MULHERES: Eu, como mulher que integra a Sociedade de Mulheres da Igreja Metodista, entrego o retalho do serviço, porque nós trabalhamos intensamente para que diversos ministérios e atividades de nossa igreja avancem, levando às pessoas a mensagem de Jesus e atendendo ao que elas necessitam. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

PASTORA: Eu, pastora metodista, entrego ao Senhor o retalho do pastoreio, pois com nosso jeito especial de ser e de trabalhar, temos procurado caminhar com teu povo nas igrejas locais, sendo fiéis ao chamado que o Senhor tem nos dado. (DEPOSITA UM RETALHO NA CAIXA E COLOCA-SE NA LATERAL DO PALCO)

NARRADOR: Então, unidas, mulheres de todos os tempos, de todos os jeitos, de todas as cores, de todos os ministérios, de todas as classes sociais, enfim, todas as mulheres que serviram a Jesus, foram costurando seus dons e talentos. Com a agulha da unidade, foram vencendo as resistências dos tecidos da vida. Com a linha do Espírito Santo, foram unindo os tecidos diversos do tempo e do espaço. E a colcha do Reino de Deus foi ficando pronta, quadro a quadro, colorida, vibrante, para enfeitar a casa, que é este mundo, para cobrir todos os que sentem frio e são agora, aquecidos pelo amor de Deus! (AS MULHERES LEVANTAM A COLCHA PRONTA).

NARRADOR: Então, Dorcas acordou de seu sonho e viu que não era apenas um sonho, mas a realidade! Ela também havia dado o seu retalho e podia fazer parte da colcha pronta (DORCAS TAMBÉM PEGA NUMA PONTA DA COLCHA, UNINDO-SE ÀS OUTRAS MULHERES). E você? Que retalho está trazendo para a colcha do Reino de Deus? Seu retalho é muito, muito importante!

(AS PERSONAGENS SAEM DO PALCO)

4 comentários:

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...