Não basta dizer: "Eu te amo"

"O cara diz que te ama, então tá! Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas.
Mas ouvir que é amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de quilômetros.
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras.
Sentir-se amado, é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você quando for preciso.
Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou há dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água.
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão....
Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro.
Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
Agora, sente-se e escute: Eu te amo não diz tudo!"
(segundo dizem, este texto é de Arnaldo Jabour)

Lendo este texto, comecei a pensar em quantas vezes o coração da gente, nesses dias sombrios, pode ficar dolorido e decepcionado. Já aconteceu antes, pode acontecer de novo. As pessoas precisam aprender com Jesus a agir mais e às vezes falar menos. Até para Deus dizemos "Eu te amo" e ficamos constantemente só nas palavras. Voltamos aos antigos pecados, cometemos novamente os mesmos erros e esperamos que isso não vá pesar na relação. Mas pesa - e como!

A confiança quebrada não se refaz de um dia para o outro - requer mudanças profundas de atitude, de vida. Requer abnegação, requer transformação. Não basta apenas dizer e às vezes nem fazer - é preciso ser. Nem mesmo Deus há de perdoar para sempre. Um dia, chega a hora do enfrentamento, de pôr um ponto final nos desencontros e enganos. Por isso, Jesus falou que no dia do juízo ia aparecer muita gente dizendo que fez e falou, etc. Mesmo assim, não teve lugar no Reino. Fez e falou, mas não era...

Depois de algum tempo, as palavras não sustentam mais. Por isso, ouça meu conselho: nunca parta o coração de alguém sabendo o que você está fazendo. Pode ser que não haja remédio que o cure, nem tratamento que o melhore... E ninguém consegue viver para sempre com dor... Nesses dias de violência, dor e solidão, cuide bem do seu amor... Seja amor de cônjuge, seja amor de amigo, seja amor de irmão. Amores que surgem no convívio da fé, da profissão, do coleguismo. Não superestime o amor, não exija demais, não abuse. Ele é um tesouro tão precioso quanto raro. A qualquer momento, pode ser tarde demais. Esaú nos deixa essa amarga lição: não encontrou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado...

Esses dias, conversando com um amigo, eu disse a ele de minha tristeza ao perceber que, na dada situação, não estávamos nos sentindo amados. Coisa dura é sentir-se usado! Perceber o menosprezo quando tudo o que você queria era sentir-se amado! Não importam os conflitos que a gente venha a viver, desde que possa confiar no amor esperado, que o outro de fato nos aceite, como Cristo fez! Sem isso, passamos o tempo em obrigações, sem a alegria no olhar, sem pretensão de um futuro melhor, porque o desapontamento nos faz olhar sempre para baixo.

É bobagem a gente dizer que não espera reconhecimento. Podemos até não viver em função disso, nem ser egocêntricos no que fazemos, mas esperamos o elogio, o incentivo - não por si mesmos, mas porque eles são demonstração de amor, de acolhida, de que o outro nos vê e nos percebe. O aluno quer isso do professor; o pastor quer isso da ovelha, a ovelha quer isso do pastor; o professor quer isso do aluno e da escola na qual trabalha. Eu quero isso da minha igreja, dos meus líderes e dos meus liderados. Quero isso no exercício da minha profissão. Quero isso dentro da minha casa. Na verdade, gostaria mesmo de ter isso do mundo... Você, não?

Comentários

  1. Hideide

    Sábias as suas palavras. Quantas vezes esperamos o reconhecimento dentro de nossa casa no nosso lar. O lar é o local mais importante para termos reconhecimento. Pelo menos comigo é assim. O reconhecimento de minha esposa e de meus filhos vale mais do que o de qualquer outra pessoa, não que os outros não sejam também importantes.

    Mas o pior é que muitas vezes penso só em mim mesmo. Quero receber o reconhecimento o carinho o afeto de minha esposa e me esqueço que ela também espera isto de minha parte. Este comportamento é fruto de meu egoísmo.

    Peço a Deus que me ajude a saber reconhecer as pessoas que me circulam. Reconhecer os demais também traz a felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, amar não é só dizer um "Eu Te Amo", que hoje em dia está cada dia mais insignificante, pois as pessoas o dissem sem sentir!
    É necessário a prática desse sentimento, "quem ama cuida", e demonstra por atitudes a magnitude do amor..! Ás vezes nos "damos" tanto aos outros, sendo prestativos e atenciosos e isso não é recíproco, essa ingratidão gera entristecimento.

    Meses atrás ouvir a pregação de um pastor que falava sobre nosso relacionamento com Deus, e como era necessário que mudássemos nossas atitudes e pensamentos para que o amor demosntrado na Cruz por Jesus fosse testificado em nós, ele disse que isso era prova de gratidão e citou: "A gratidão é a menor das virtudes, mas a ingratidão é o maior dos defeitos". Devemos ser gratos sempre, seja com Deus (principalmente), seja com os que esperam tal atitude de nós, e esperar a gratidão de alguém não é cobrar pelo que fizemos como prova de amor, é apenas querer ver que nossa atitude teve efeito satisfatório..!

    Seria um sonho ver pessoas demostrando amor altruísta uns pelos outros..! Mas tudo que está acontecendo é por um propósito maior \ó)

    Um grande abraço..!
    =*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o site estava procurando uma imagem para o meu blog quando achei conincidente esse blog gostei mito é por isso resolvi seguir , me sigam se der obg ".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Isaías 6.1-8 A brasa do altar

O sonho de Jacó (Gênesis 28.12)

Pagar o preço