terça-feira, 30 de junho de 2009

Não basta dizer: "Eu te amo"

"O cara diz que te ama, então tá! Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas.
Mas ouvir que é amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de quilômetros.
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras.
Sentir-se amado, é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você quando for preciso.
Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou há dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água.
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão....
Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro.
Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo.
Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
Agora, sente-se e escute: Eu te amo não diz tudo!"
(segundo dizem, este texto é de Arnaldo Jabour)

Lendo este texto, comecei a pensar em quantas vezes o coração da gente, nesses dias sombrios, pode ficar dolorido e decepcionado. Já aconteceu antes, pode acontecer de novo. As pessoas precisam aprender com Jesus a agir mais e às vezes falar menos. Até para Deus dizemos "Eu te amo" e ficamos constantemente só nas palavras. Voltamos aos antigos pecados, cometemos novamente os mesmos erros e esperamos que isso não vá pesar na relação. Mas pesa - e como!

A confiança quebrada não se refaz de um dia para o outro - requer mudanças profundas de atitude, de vida. Requer abnegação, requer transformação. Não basta apenas dizer e às vezes nem fazer - é preciso ser. Nem mesmo Deus há de perdoar para sempre. Um dia, chega a hora do enfrentamento, de pôr um ponto final nos desencontros e enganos. Por isso, Jesus falou que no dia do juízo ia aparecer muita gente dizendo que fez e falou, etc. Mesmo assim, não teve lugar no Reino. Fez e falou, mas não era...

Depois de algum tempo, as palavras não sustentam mais. Por isso, ouça meu conselho: nunca parta o coração de alguém sabendo o que você está fazendo. Pode ser que não haja remédio que o cure, nem tratamento que o melhore... E ninguém consegue viver para sempre com dor... Nesses dias de violência, dor e solidão, cuide bem do seu amor... Seja amor de cônjuge, seja amor de amigo, seja amor de irmão. Amores que surgem no convívio da fé, da profissão, do coleguismo. Não superestime o amor, não exija demais, não abuse. Ele é um tesouro tão precioso quanto raro. A qualquer momento, pode ser tarde demais. Esaú nos deixa essa amarga lição: não encontrou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado...

Esses dias, conversando com um amigo, eu disse a ele de minha tristeza ao perceber que, na dada situação, não estávamos nos sentindo amados. Coisa dura é sentir-se usado! Perceber o menosprezo quando tudo o que você queria era sentir-se amado! Não importam os conflitos que a gente venha a viver, desde que possa confiar no amor esperado, que o outro de fato nos aceite, como Cristo fez! Sem isso, passamos o tempo em obrigações, sem a alegria no olhar, sem pretensão de um futuro melhor, porque o desapontamento nos faz olhar sempre para baixo.

É bobagem a gente dizer que não espera reconhecimento. Podemos até não viver em função disso, nem ser egocêntricos no que fazemos, mas esperamos o elogio, o incentivo - não por si mesmos, mas porque eles são demonstração de amor, de acolhida, de que o outro nos vê e nos percebe. O aluno quer isso do professor; o pastor quer isso da ovelha, a ovelha quer isso do pastor; o professor quer isso do aluno e da escola na qual trabalha. Eu quero isso da minha igreja, dos meus líderes e dos meus liderados. Quero isso no exercício da minha profissão. Quero isso dentro da minha casa. Na verdade, gostaria mesmo de ter isso do mundo... Você, não?

3 comentários:

  1. Hideide

    Sábias as suas palavras. Quantas vezes esperamos o reconhecimento dentro de nossa casa no nosso lar. O lar é o local mais importante para termos reconhecimento. Pelo menos comigo é assim. O reconhecimento de minha esposa e de meus filhos vale mais do que o de qualquer outra pessoa, não que os outros não sejam também importantes.

    Mas o pior é que muitas vezes penso só em mim mesmo. Quero receber o reconhecimento o carinho o afeto de minha esposa e me esqueço que ela também espera isto de minha parte. Este comportamento é fruto de meu egoísmo.

    Peço a Deus que me ajude a saber reconhecer as pessoas que me circulam. Reconhecer os demais também traz a felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, amar não é só dizer um "Eu Te Amo", que hoje em dia está cada dia mais insignificante, pois as pessoas o dissem sem sentir!
    É necessário a prática desse sentimento, "quem ama cuida", e demonstra por atitudes a magnitude do amor..! Ás vezes nos "damos" tanto aos outros, sendo prestativos e atenciosos e isso não é recíproco, essa ingratidão gera entristecimento.

    Meses atrás ouvir a pregação de um pastor que falava sobre nosso relacionamento com Deus, e como era necessário que mudássemos nossas atitudes e pensamentos para que o amor demosntrado na Cruz por Jesus fosse testificado em nós, ele disse que isso era prova de gratidão e citou: "A gratidão é a menor das virtudes, mas a ingratidão é o maior dos defeitos". Devemos ser gratos sempre, seja com Deus (principalmente), seja com os que esperam tal atitude de nós, e esperar a gratidão de alguém não é cobrar pelo que fizemos como prova de amor, é apenas querer ver que nossa atitude teve efeito satisfatório..!

    Seria um sonho ver pessoas demostrando amor altruísta uns pelos outros..! Mas tudo que está acontecendo é por um propósito maior \ó)

    Um grande abraço..!
    =*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o site estava procurando uma imagem para o meu blog quando achei conincidente esse blog gostei mito é por isso resolvi seguir , me sigam se der obg ".

    ResponderExcluir

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...