sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor! (1 Samuel 7.12 - pastoral escrita para a Igreja Metodista em Cataguases)

Havendo avançado em suas batalhas, Samuel pegou uma pedra e a colocou como marco para que o povo lembrasse até onde tinha ido e pudesse agradecer ao Senhor, pois a vitória só fora possível porque haviam recebido ajuda divina. Viajando muito, como é nossa prática, eu vejo cruzes ao longo da estrada. Elas também são marcos que servem para lembrar que, naquele ponto, uma vida foi ceifada pela violência do trânsito. Quando passo pelas estradas e observo as cruzes, fico pensando em quem teriam sido aquelas pessoas: em que trabalhavam, se eram jovens ou maduras, se tinham filhos ou não. Fico pensando nas pessoas em quem deixaram saudades por sua súbita partida e o vazio que ficou pela sua ausência. As cruzes da estrada são marcos de perdas, mas as pedras de Samuel eram marcos de vitória. Marcos, de qualquer modo, são testemunhos de uma história que alguém deseja que seja lembrada. Mas, na trajetória cristã, vale mais lembrar os ganhos que as perdas, uma vez que a morte não é a última resposta. Por isso, pergunto a você: o que deseja deixar como marcos em sua vida? Cruzes ou pedras?
No sentido em que estamos refletindo, deixar cruzes como marcos significa memórias tristes, de perdas e fracassos. São sinais que apontam a morte, a decepção e a tristeza. Há cristãos deixando estas marcas quando seu proceder contraria a lógica do Reino de Deus. Uma tristeza invade famílias, igrejas, relacionamentos, quando a morte é a marca que deixamos. Nosso testemunho é de ressurreição, de mudança; de transformação. Qualquer coisa distinta disto contraria a expectativa de Deus em nós e frustra o discipulado em nossa vida. Onde você tem sido visto? O que tem feito? Como tem agido diante dos desafios? Sua palavra é a rocha que edifica ou a cruz que apenas marca o lugar da perda, da morte, da dor?
Ao contrário, os marcos em nossa vida devem ser as pedras, até porque Jesus não está mais na cruz, mas ele permanece sendo a pedra angular. Pedras nos lembram durabilidade, resistência. Pedras também nos lembram construção. Nossa vida deve ser um testemunho das verdades que duram, sobre as quais podemos construir vidas que valham a pena. A pedra de Samuel lembrava que até ali eles tinham ido, mas que ainda podiam avançar adiante. A pedra era o marco de uma vitória, de uma nova possibilidade, da derrubada de obstáculos.
Nossa igreja está em tempo de construção. Haverá muitas ocasiões para falar: "Ebenézer", pois há muitos momentos de expectativa adiante de nós. Mas Samuel não pôs a pedra sozinho - como a liderança desta igreja também não fará. O povo estava junto, vencendo o desafio e celebrando a vitória. O povo reconheceu naquela pedra um símbolo de sua unidade tanto entre si como com o Senhor. O povo reconheceu na pedra o sinal da misericórdia divina. Sua vida deve refletir a vida do Senhor. Neste sentido, as cruzes, como aquelas das estradas, não são adequadas.
A cruz que nos serve de símbolo é aquela que marca o caminho do sepulcro vazio. A pedra que nos motiva é aquela rolada para o lado na boca do túmulo. A pedra que marca uma nova vida, a cruz que sinaliza tão somente a morte do velho ser e abre passagem ao novo. Seja você também parte daqueles que colocam pedras à beira do caminho, como marcos de uma vida sólida com o Senhor. Seja um discípulo/uma discípula com autenticidade. Não dá para viver duplicidades, para balançar de um lado para o outro, para vacilar. Seja você uma pedra viva no edifício de Deus. Faça parte do Ebenézer! (Hideide Brito Torres)

2 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE SEU TEXTO, ELE ME FEZ REFLETIR EM UM MOMENTO DIFICIL QUE ESTOU PASSANDO, VEJO QUE QUANDO ESTAMOS AO LADO DO NOSSO DEUS É PRECISO SER PEDRA VIVA E FAZERMOS DIFEREÇA, POIS O MUNDO NECESSITA URGENTMENTE DE PESSOAS QUE SE DISPONHA A AJUDAR

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto, não peço que Deus te abençoe, mas que Ele continue te abençoando, meu irmão!

    ResponderExcluir

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...