Gente, meu trabalho, apresentado na Intercom Nacional, está entre os finalistas do Prêmio Francisco Morel de mestrado! Os três primeiros colocados receberão certificados... Estou concorrendo com 35 outros colegas... Show! Ganhar é bom, mas só de concorrer eu já acho top!
Conheçam o prêmio, segundo a descrição do site da Intercom:
O prêmio Francisco Morel é destinado a estudantes de mestrado que apresentem trabalhos nos GPs Intercom – Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento que integra o calendário do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Os grupos de pesquisa são divididos por grandes temas, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, entre outros. Os alunos de mestrado podem inscrever seus trabalhos em apenas uma das sub-categorias de GPs, descritas detalhadamente no regulamento da premiação. Dos trabalhos apresentados, a coordenação do evento escolhe os dois melhores de cada grupo.
A diretoria da Intercom leva os trabalhos indicados para a apreciação de um júri formado por professores especializados em cada área e vindos de todas as regiões do país. A avaliação considera a contribuição para o ramo de estudo, o embasamento bibliográfico, o formato de apresentação e o conteúdo do trabalho.
Recebem certificado os três trabalhos mais votados e os resultados são divulgados no site da Intercom ao final de cada ano de realização do congresso. A cerimônia de premiação ocorre no primeiro semestre do ano seguinte, durante os Congressos Regionais de Ciências da Comunicação da Intercom.
Patrono
O professor de Publicidade e Propaganda Francisco Morel foi sócio fundador da Intercom e responsável por redigir o primeiro estatuto da instituição. O pesquisador exerce forte influência na atual geração dos grupos de pesquisa do seu campo de trabalho. Sua dissertação de mestrado – “O anúncio da notícia” –, defendida na Universidade de São Paulo, tornou-se emblemática pela articulação da teoria com a prática.
A lista dos trabalhos aprovados na primeira etapa para vocês conhecerem:
Prêmio Francisco Morel (trabalhos de Mestrado apresentados nos DT’s e GT’s):
Relação dos finalistas por ordem alfabética:
1- André Carlos Moraes (UFRGS) – O livro eletrônico como objeto formal de estudo e como objeto de uso.
2- Andreia Arruda Barbosa (PUCRS)- Outras Possibilidades de Comunicação organizacional face à Complexidade: a Memória Institucional do Exército Brasileiro.
3- Basilio Alberto Sartor (UFRGS) - Quando a comunicação organizacional encontra o Jornalismo: uma abordagem interacionista dos processos de Assessoria de Imprensa.
4- Bruna do Amaral Paulin – A construção das imagens das bandas The Beatles e The Rolling Stones através dos jornais The Times e The Gardian.
5- Carla Patrícia Pacheco Teixeira (Unicap) – Inclusão Digital para o Desenvolvimento Local: códigos tecnológicos ampliam debate e participação de professores e alunos na comunidade.
6- Carolina Pires Araújo (Fiocruz) – A Comunicação como Estratégia para a Promoção da Saúde.
7- Cláudio Messias (USP) – A legitimação da Educomunicação e o surgimento do seu senso-comum.
8- Damaris Strassburger (UFSM) – Os valores de consumo nas narrativas publicitárias da marca Pepsi.
9- Daniel Gambaro (UAM) – Rádio, tecnologias e audiências: as apostas das formas atuais de produção no cenário paulistano.
10- Eduardo Ritter (PUCRS) – A profissionalização do jornalismo: uma perspectiva histórica.
11- Eduardo Silveira de Menezes (Unisinos) – O lobby da Rede Globo pela auto-regulação: influência política e estratégias de marketização durante o governo Lula.
12- Eliana Maria de Queiroz Ramos (UFRPE) – Folkcomunicação e Desenvolvimento Local: papangu, mímica, resistência e brincadeira.
13- Elisângela Lasta (UFSM) - Comunicação Organizacional na Mídia Digital: a Cauda Longa da Informação gerada após o lançamento do Blog Corporativo Fatos e Dados da Petrobrás.
14- Fabiane da Silva Proba (UERJ) – Entre Mapas e Moças do Tempo: a meteorologia no Jornal Nacional e no Rural Notícias.
15- Felipe Moura de Oliveira (Unisinos)
16- Flávio Antonio Camargo Porcello; Débora Thayane de Oliveira Lapa Gadret (UFRGS) – TV aos 60 anos: visibilidade e poder no Brasil.
17- Gabriela Zago (UFRGS) – O Twitter como fonte e pauta de notícias na mídia online de referência.
18- Géssica Gabriele Valentini (UFSC) - O “eu” que reporta: autoria na revista Piauí.
19- Guilherme Moreira Fernandes (UFJF) – Folkcomunicação e os estudos culturais: em busca de aproximações.
20- Hideide Aparecida Gomes de Brito Torres (UFJF) – O Telejornalismo Global e suas relações discursivas a partir de Foucault.
21- Iury Parente Aragão (UMESP/SBC) – Mídia e devotos: vozes formadoras do discurso sobre um santo popular.
22- João Eduardo Justi (Unesp) – Quem tem uma história, tem tudo: estratégias discursivas e a produção do sentido na propaganda direcionada ao público infanto-juvenil.
23- João Guilherme de Melo Peixoto (UFPE) – Fotojornalismo e Narratividade: aspectos sobre convergência digital e modelos de circulação da produção fotojornalística na web.
24- José Augusto Mendes Lobato (FCL) – Da Identificação às múltiplas alteridades: olhar o Brasil a partir das telenovelas da Rede Globo em Portugal.
25- Kelly Tatiane Martins Quirino (Unesp) – A crise da ciência e do jornalismo e as perspectivas para o jornalismo científico.
26- Laura Hastenplug Wottrich (UFSM) – Classe Importa? Reflexões sobre o conceito de classe social para pensar a recepção da mídia.
27- Luiz Paulo Gomes Neves – A pornochanchada: uma revolução sexual à brasileira.
28- Mônica Maria Pinto (UFPR) – Educomunicação para as mudanças climáticas: a contribuição da grande imprensa brasileira para uma nova consciência.
29- Raphael S.S.Carvalho (UFJF)- É proibido fumar? Considerações sobre o posicionamento discursivo da Souza Cruz.
30- Regina Krauss (UEL) – A construção da imagem palestina: narrativas fotográficas no conflito na Faixa de Gaza em dezembro de 2008.
31- Reuben da Cunha Rocha Junior (USP) – Leitura: questão semiótica.
32- Rodolfo Polzin Rondon (UFMT) – O Camelódromo de Cuiabá e seus dispositivos subalternos de publicidade.
33- Simone Freitas (Unisinos) – O telespectador na recepção da TV Digital celular: inferências iniciais sobre os usos e as experiências com essa outra televisão.
34- Susi Berbel Monteiro (Uniso-SP) – A cultura como mecanismo de construção de identidade.
35- Thiery Okuyama Silva Murakami, Margarethe Born Steinberger-Elias (UFABC) – Representação dos lugares na comunicação turística da América Latina.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
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