sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Isaías 6.1-8 A brasa do altar

Nunca tinha me ocorrido antes. Já preguei sobre este texto um sem-número de vezes. Nunca me ocorreu, em tempo algum antes, o que Deus me falou nestes dias. Coloquei-me no lugar de Isaías, visualizando aquele serafim, vindo com a brasa viva, vermelha, fumegante, em minha direção. Ele vai colocar esse troço quente na minha boca! Se já dói horrores quando bebo um café quente ou tomo a sopa sem soprar antes, quanto mais doerá a brasa viva! Ela está inflamada de tanto calor. Será uma queimadura de último grau!
Vivemos a pedir a Deus que nos mande Seu fogo. Mas o fogo não fica apenas tremulando no altar. Ele queima e consome. Ele precisa ser realimentado por carvão e madeira. Ele tem de ser mantido vivo. E, por isso, ele está sempre consumindo tudo o que toca. A brasa viva, tirada do altar com uma tenaz, está por tocar a boca do profeta e isso tem um propósito: queimar o pecado que ele mesmo assumira, minutos antes.
Receber o fogo significa ser purificado. E isso dói. Tem de haver o toque quente do fogo para que o pecado seja tirado. Ele está por demais entranhado na boca. Não vai sair com uma lavadinha, como aquelas que a mamãe ameaçava dar, com sabão de coco, quando a gente, criança, falava uma palavra feia. Este tipo de sujeira precisa de outro nível de purificação.
Isaías, sabedor disso, pode ter sido tentado, como eu seria, a colocar a mão na boca e evitar o toque da brasa. Mas a visão da santidade de Deus é tamanha que não lhe permite fugir a seu pecado ou ao toque. Ele aceita a dor de ser queimado para que o pecado seja extirpado. Ele aceita queimar, pois só assim poderá encher-se do Espírito. Isaías teve sua boca tocada pelo fogo; João Wesley sentiu aquecer o coração; Elias teve seu sacrifício consumido pelo fogo do céu. E todos eles tiveram um ministério em chamas para Deus. Quer ver o fogo no altar? Deixe-se queimar!

**
Senhor, apenas depois de ser tocada pelo fogo desta brasa, será possível ouvir-Te dizer: A quem enviarei? E quem há de ir por nós? Se assim é, dá-me coragem para enfrentar o Teu fogo purificador, a fim de que minha vida sirva como instrumento Teu para resgatar a mim mesma e a outras vidas do fogo eterno. Em nome de Jesus, amém!

16 comentários:

  1. Quero deixar q o fogo do Espírito queime sobre mim, sem medos! Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oh Glória!!!
    Que o fogo do Espírito venha sobre nós!!!

    ResponderExcluir
  3. para mim a brasa é vontade de deus revelada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitas maneiras de se aproximar do texto bíblico, amado... esta foi apenas uma delas... não pretendo que seja exclusiva, nem única, senão compartilhar o que senti no momento da leitura. Obrigada pelos comentários. Volte sempre!

      Excluir
  4. jonh wesley disse: eu me coloco em chamas e o povo vem pra me ver queimar. oh glória

    ResponderExcluir
  5. Com certeza essa passagem me chamou muita atenção. Primeiro a pakavra tenaz. E depois, o porquê da brasa. Meus Deus é meu Pai venho nessa hora confessar os meus pecados; contudo, Senhor utilizas o teu Santo Espírito para me purificar de todas as minhas impurezas. Por favor, Senhor, tornai_me limpo agora para que eu possa fazer a sua obra sem nenhum tipo de empecilho. Muito obrigado Pai, em o nome do teu Filho Amado Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Brasa viva....e Deus presente glória

    ResponderExcluir
  7. Deus lhe abençoe sempre, palavra edificante pra minha vida.

    ResponderExcluir
  8. Acredito q Isaías ao ser consumido pelo fogo santo
    se derramou em lágrimas, pois o fogo do altar queimaria todos os seus pecados, preparando--lhe para uma grande missão.

    ResponderExcluir
  9. Isaías o grande profeta da redenção.

    ResponderExcluir

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...